Cinco atividades físicas para experimentar na quarentena que você pode fazer do conforto de sua casa
Um dos maiores estudos já realizados sobre o tema comprovou: basta apenas uma hora de exercícios físicos por semana para você diminuir os riscos de desenvolver doenças mentais como a depressão.
A pesquisa, feita pelo Black Dog Institute, na Noruega, durou onze anos e utilizou quase 34 mil participantes.
Outra, da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, afirma que as práticas que trabalham o corpo e a mente ao mesmo tempo, como a ioga, podem proteger o cérebro.
É por isso que muita gente vem apostando nelas para aliviar os sentimentos aflorados pela quarentena como a ansiedade, o medo, angústia e até tristeza.
“Teoricamente, qualquer tipo de atividade libera endorfina e serotonina, hormônios que atuam no cérebro e aumentam a sensação de prazer e bem-estar. Mas é claro que se você focar em algo que gosta de praticar, vai potencializar ainda mais esse efeito”, explica a cardiologista Renata Castro, especialista em medicina esportiva.
Se você já é adepto de alguma prática, vale fazê-la em casa.
Mas se você está a procura de algo novo, montamos um pequeno guia com explicações sobre 5 atividades físicas para experimentar na quarentena.
Meditação
As vantagens de acrescentar a meditação no dia a dia são inúmeras. É um ótimo exercício para trabalhar foco, concentração e autoconhecimento.
Não existe horário certo, você pode encaixar a prática nos períodos livres da agenda. O mesmo vale para o local escolhido.
Ioga
A ioga é uma prática que vai além do trabalho com o corpo. Com o tempo, adquire-se autoconhecimento, consciência corporal e equilíbrio físico e mental. Algumas vertentes são mais populares aqui no Ocidente (a Hatha Yoga é um exemplo) e também incluem benefícios como o alongamento e fortalecimento da musculatura.
Pilates Solo
A prática também entra no grupo das atividades físicas que pedem foco e concentração para sua realização.
A partir daí, você pode entender melhor como funciona o seu corpo, fortalecer a musculatura, melhorar a flexibilidade e alongar.
Funcional
Se você prefere modalidades com mais movimento, talvez seja a hora de investir no funcional.
O funcional preza por movimentos que exigem praticamente do corpo inteiro, e não de grupos musculares isolados.
Dança
Dentre as inúmeras atividades físicas que você pode fazer dentro de casa, dançar é uma ótima opção.
Afinal, além de promover todas as vantagens que um esporte traz, ela pode ser uma grande aliada da autoestima, confiança e aceitação.
Fonte Boa Forma