Um novo golpe que está circulando no WhatssApp usa um suposto 14º salário para atrair suas vítimas.
De acordo com a empresa de segurança PSafe cerca de 320 mil pessoas já foram atingidas pelo golpe em apenas dois dias.
Segundo o site ‘O Globo’, o golpe diz que os trabalhadores que tiveram a carteira assinada entre 2014 e 2015, e que tenham nascido entre janeiro e junho, têm direito a tirar o salário.
A mensagem que está circulando no aplicativo diz que o falso benefício será entregue pela Caixa Econômica Federal.
Veja a mensagem do golpe
Atraídos pelo dinheiro, as pessoas são levadas a clicar no link da mensagem. Em seguidas, as vítimas precisam responder três perguntas.
“Você já possui o cartão cidadão?”, “Trabalhou algum mês registrado em 2016/2017?” e “Atualmente está registrado?.
Na próxima etapa os usuários precisam compartilhar o link com dez amigos e se cadastrar em um serviço de SMS pago, além de serem direcionados para o download de aplicativos falsos.
O download desses falsos apps podem infectar o smartphone e deixá-lo vulnerável a outros tipos de crimes ou prejuízo financeiro.
“O diferencial desse golpe é que, em meio ao passo a passo, ele solicita permissão do usuário para enviar notificações por push. Isso acontece para que o hacker consiga envolvê-lo em outros golpes no futuro, sem precisar enviar links. Nos testes realizados pelo nosso time de pesquisadores, algumas horas após o acesso ao golpe, o cibercriminoso enviou uma outra armadilha, via notificação direta para o celular das vítimas”, explica diz Emilio Simoni, Gerente de Segurança da PSafe.
Leia também: Mãe torturava filha de 3 anos e enviava vídeos para o Pai