Nessa segunda-feira (17) a justiça concedeu a progressão de regime à Anna Carolina Jatobá, que foi condenada pela morte da enteada Isabella Nardoni e presa desde 2008, em Tremembé. A decisão da justiça permite que Anna Carolina cumpra a sua pena no regime semiaberto, ela vai poder deixar a penitenciária cinco vezes por ano para saídas temporárias.
Segundo informações do portal do G1, esse tipo de regime, no caso dela o semiaberto, permite ainda que Jatobá deixe a prisão todos os dias para trabalhar, mas ela deve retornar no final da tarde para dormir na prisão.
A responsável por conceder a progressão do regime para o semiaberto, foi a juíza Sueli Zeraik, da 1º Vara de Execuções Criminais (VEC) de Taubaté. Agora, a decisão será encaminhada para a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) ainda nesta segunda.
Ainda de acordo com o G1, a juíza destacou, em sua decisão, que a mudança de regime é um mecanismo facilitador para ressocialização da presa.
“Embora se trate de regime prisional mais brando, ainda é bastante vigiado e possibilita a observação de evolução da detenta e seu retorno gradativo à sociedade”, revele trecho do documento.
Após a notificação, a presa deve ser transferida para a ala que abriga presas do semiaberto, onde está Suzane von Richtofen, condenada pela morte dos pais.
Anna Carolina poderá deixar a prisão pela primeira vez em agosto, na saída temporária de Dia dos Pais.
Leia também: Em voo, atriz defende Sérgio Moro e reação dos passageiros é surpreendente
Mudança para o regime semiaberto
O pedido foi feito pela defesa da madrasta de Isabella Nadorni, de progressão da detenta do regime fechado para o semiaberto em abril desse ano. Os advogados alegaram que Jatobá já tinha o direito a esse benefício por ter cumprido o tempo mínimo que se é exigido para a mudança de regime e devido ao por comportamento na prisão.
Fonte G1