Na tarde de ontem (30), o atual prefeito da cidade de São Paulo, João Doria (PSDB), quando saia com o carro após participar da inauguração Japan House, no centro cultural japonês, recebeu flores de uma ciclista e as jogou para fora do carro. O prefeito estava com Michel Temer e o governador Geraldo Alckmin.
De acordo com uma nota da assessoria da Prefeitura de São Paulo, o prefeito reagiu a um gesto invasivo e desnecessário da ciclista.
Entenda o aconteceu com Doria
“Esta flor é em homenagem aos mortos nas marginais”, falou a ciclista na janela do carro de Doria, ele não aceitou o presente. A mulher então colocou o braço pela janela do passageiro e deixou o ramo de flor no painel do veículo. O prefeito pegou as flores e as atirou no chão. “Agradeço”, respondeu ele
https://youtu.be/LZdlzBCry8w
Giulia Gallo, mulher que entregou as flores ao prefeito, diz que se sente desprotegida com as mudanças propostas pelo prefeito. “Eu como ciclista e pedestre estou me sentido muito desprotegida. Se ele tirar as ciclovias vamos correr risco”, enfatizou ela.
De acordo com o G1, Doria foi abordado por alguns ciclistas na Avenida Paulista. Eles participavam de uma manifestação por mais trechos de ciclovia e levavam flores nas bicicletas para homenagear os ciclistas mortos pela cidade.
Os manifestantes reclamam das mudanças propostas por Doria como remanejamentos e troca de parte das pistas exclusivas para bicicletas por ciclorrotas, que são caminhos sem a separação das bicicletas do restante do tráfego.
Pouco antes desse ocorrido, Doria atendeu ao chamado de outro ciclista que também falou sobre a questão das ciclovias. O prefeito cumprimentou o rapaz, que fez um pedido. “O pessoal está precisando de ciclovia na periferia. Não tire a ciclovia da Vila Prudente. Não tira a da Consolação. Põe ciclorrotas nas outras vias, mas não na Consolação”.
Em resposta ao pedido do ciclista, Doria informou que a Secretaria de Transportes está fazendo um amplo estudo de todas as ciclovias da cidade, ciclorrotas. “Eu gosto dos ciclistas, gosto das ciclovias e apoio. Isso que é importante ficar registrado” respondeu o atual prefeito de São Paulo.
FONTE G1