O PT recuou e está com medo de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, seja impossibilitado pela Justiça Eleitoral de concorrer a Presidência da República, no ano que vem. Avisados pelos advogados, o partido e o staff do ex-presidente desistiram de adiantar o aviso sobre a candidatura de Lula, nesse ano, de acordo com o site Notícias ao Minuto.
Os petistas com base nas pesquisas de opinião, afirmam que Lula está liderando os votos dos cidadãos para as eleições de 2018 e que a população já está acreditando que ele será eleito pela sexta vez. A antecipação da sua candidatura, portanto, traria mais riscos do que benefícios.
A prioridade no momento é planejar grandes agendas públicas para o ex-presidente. O próximo compromisso de Lula, será no dia 21 de abril, a cerimônia de entrega da Medalha da Inconfidência, na cidade de Outro Preto, a mais tradicional comenda conferida pelo governo de Minas Gerais, Estado que desequilibrou a favor do PT as últimas quatro eleições presidenciais. Lula deve ser o orador principal, pois o convite é feito pelo governador Fernando Pimentel também integrante do PT.
O ex-presidente avaliou positivamente as suas participações tanto no protesto contra a reforma da Previdência que reuniu dezenas de milhares de pessoas na Avenida Paulista no dia 15, quanto na inauguração popular da transposição das águas do rio São Francisco em Monteiro (PB), no dia 19. Ambos tiveram total objetivo eleitoral. No seminário de sexta-feira, em São Paulo, Lula pediu a líderes petistas que preparem sugestões de agendas semelhantes em todo o País.
Fonte: Notícias ao Minuto