CCJ: Relator é à favor da denúncia contra Michel Temer

Nesta segunda-feira (10), o deputado Sergio Zveiter (PMDB-RJ), relator da denúncia contra o presidente Michel Temer na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, defendeu que a Casa aprove a acusação por corrupção passiva feita pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

Segundo Zveiter, existe indícios suficientes para que a Câmara analise a denúncia contra Temer. Embora seja do mesmo partido do presidente, o relator é visto como independente e causava temores na base aliada do peemedebista.

Após a conclusão do voto do relator, o colegiado vai ouvir a defesa técnica de Temer, feita pelo advogado Antonio Cláudio Mariz de Oliveira e concluir o dia com a concessão de um pedido de vista por parte do presidente da Comissão, deputado Rodrigo Pacheco (PMDB-MG).

CCJ

É formada por 66 deputados, a comissão que tem a responsabilidade de analisar a adequação da denúncia à Constituição brasileira. Após a leitura do relatório, o colegiado deve ouvir a defesa técnica de Temer, representada pelo advogado Antonio Cláudio Mariz de Oliveira, e encerrar o encontro com a concessão de um pedido de vista por parte do presidente da Comissão, deputado Rodrigo Pacheco (PMDB-MG).

Denúncia

Temer foi acusado formalmente pela Procuradoria Geral da República pelo crime de corrupção passiva com base nas delações de executivos do grupo J&F, que controla a JBS. Como se trata do presidente da República, antes de o Supremo Tribunal Federal (STF) analisar se aceita ou não a denúncia, é preciso a autorização da Câmara.

Independentemente da votação na comissão, o relatório será votado em plenário da Câmara e, para seguir ao Supremo, a denúncia precisa do apoio mínimo de 342 dos 513 deputados.

Fonte G1