A Black Friday 2017, no Brasil, vai começar na próxima sexta-feira, 24, e algumas promoções já surgem na Internet.
Com a Black Friday chegando é preciso ter muito cuidado para aquela oferta dos sonhos não se transformar em pesadelo, com um golpe ou ação de criminosos.
Confira algumas dicas para prevenir golpes na Black Friday
1 – Cuidado com links no WhatsApp
O WhatsApp é o principal aplicativo de comunicação dos brasileiros via smartphones. Golpistas utilizam o app espalhar falsas promoções, como o caso recente de O Boticário.
2 – Atenção para anúncios em aplicativos
Alguns aplicativos gratuitos e menos conhecidos costumam exibir um excesso de propagandas na tela.
Portanto, tenha cuidado ao clicar em algum desses banners e, ao fazer isso, esteja atento ao link e ao site que será aberto no seu navegador.
3 – Não clique em e-mail de lojas que você não se cadastrou
As caixas de entrada de e-mail são um dos principais alvos de mensagens de SPAM. Por isso, todo cuidado é pouco ao clicar em um link promocional.
Em primeiro lugar, tente lembrar se você se cadastrou mesmo para receber ofertas daquela loja.
4 – Desconfie de ligações e mensagens por SMS
Na Black Friday, os criminosos podem fazer ligações telefônicas e SMS para entrar em contato com você.
Por isso, sempre desconfie ao ser contatado, especialmente quando a pessoa em linha diz que você ganhou algo, mas exige algum depósito ou pagamento da sua parte.
5 – Consulte preços
Já é comum entre os brasileiros o trocadilho da “Black Fraude”, que é quando um site aumenta o preço nas semanas anteriores à Black Friday para dar um falso desconto.
No entanto, isso é uma prática fácil de ser descoberta com o uso de serviços e aplicativos que rastreiam a evolução dos preços das lojas virtuais.
O OD Ofertas, por exemplo, é um complemento para Google Chrome que traz um gráfico completo com a evolução do preço nos últimos dias.
Leia Também: Serial killer, Charles Manson, tema de próximo filme de Tarantino, morre aos 83 anos