Coreia do Norte faz novo lançamento de míssil e desafia EUA

Nessa segunda-feira (29), a Coreia do Norte fez um novo lançamento de pelo menos um míssil balístico de curto alcance. O objeto voou por cerca de 450 quilômetros e atingiu o mar na costa leste do país, ele é considerado Scud.

O lançamento do míssil nessa segunda-feira aconteceu depois da realização de dois testes, em duas semanas por parte do Norte, bem-sucedidos de mísseis de médio e longo alcance.

Esses últimos lançamentos e as ameaças norte-coreana de realizar novos testes nucleares deixou em alerta sanções da ONU mais duras contra o país comunista. Eles já vivem praticamente isolados do mundo.

O lançamento dos mísseis

De acordo com informações do site da Veja, esse lançamento caracteriza mais uma etapa de testes norte-coreanos, que tem como objetivo desenvolver um míssil balístico intercontinental, que seja capaz de transportar uma ogiva nuclear até o território continental americano.

De acordo com autoridades sul-coreanas, a Coreia do Norte tem um estoque considerável de mísseis de curto alcance, esses foram desenvolvidos originalmente pela União Soviética.

Segundo o site da Veja, Pyongyang tem um arsenal de mísseis que tem a capacidade para atingir a Coreia do Sul com foguetes Scud com alcance de 500 km, e o Japão, com mísseis Rodong com alcance de 1.000 a 3.000 km.

O Hwasong-12, que já foi testado nesse ano tem alcance estimado em 4.500 km e pode em teoria atingir as bases americanas na ilha de Guam, no Pacífico.

Fonte VEJA