O chá de hibisco, especialmente o que é feito com as flores do Hibiscus sabdariffa, conhecido como vinagreira no Brasil, e como “sorrel” ou “roselle”, ou ainda “karkaday” em Egipcio, é uma bebida conhecida em todo o mundo.
Na África ocidental, o “jus de bissap” é popular em todos os países e vendido como refresco nas ruas. É baseado num chá de flores de hibisco, hortelã, baunilha e sumo de laranja ou doutros frutos e servido com gelo, é por vezes considerado a bebida nacional do Senegal. Já no Brasil, o Hibisco costuma ser preparado com canela, cavalinha ou limão.
Na Itália, o chá, conhecido como “carcade” ou “chá italiano” é geralmente bebido frio e açucarado Muitas vezes, com suco de limão espremido na hora.
Introduzido enquanto a Eritreia foi uma colônia italiana (1860-1941), uma vez que seu uso era muito mais difundido. Mussolini promoveu o hábito de beber chá em vez de “arcade inglese”, após as penalidades para a guerra na Etiópia que atingiu a Itália.
De acordo com Lucyanna Kalluf, Nutricionista funcional especializada em fisioterapia, o que deixa o chá de hibisco tão poderoso é a alta concentração de antocianina, pigmento da família dos flavonoides, que tem a ação antioxidante e anti-inflamatória.
“O organismo deixa de acumular toxinas, substâncias inimigas que dificultam o emagrecimento”, explica ela.
Benefícios do Chá de Hibisco
1. Ajuda a emagrecer
2. É um poderoso antioxidante
3. Reduz taxas de lipídeos e glicose no sangue
4. Ajuda a normalizar a pressão arterial
5. É diurético
6. Ajuda nas constipações intestinais
7. Retarda o envelhecimento da pele
8. Ajuda a controlar os níveis de colesterol
Este site tem a finalidade de ajudar, mas não substitui o trabalho de um especialista. Consulte sempre seu médico.
Fonte Villa Café