O chileno Juan Carlos Cruz, que sofreu abuso sexual de um padre pedófilo, afirmou que o Papa Francisco disse a ele que Deus o fez gay.
“Deus te ama assim e a mim não importa”, disse o Papa Francisco
Este seria um dos comentários mais progressistas já feitos pelo pontífice sobre homossexualidade.
Segundo o jornal espanhol El País, o homossexual abusado pelo Padre recentemente teve uma longa conversa em particular com o Papa.
Nessa conversa ele falou sobre os abusos que sofreu e a falta de ação por parte dos bispos sobre as denúncias.
“Haviam dito a ele que eu era praticamente um pervertido. Expliquei que não sou a reencarnação de São Luis Gonzaga, mas também não sou uma pessoa má. Tento não fazer mal a ninguém. Ele então me disse ‘Juan Carlos, você ser gay não importa. Deus te fez assim, te ama assim e a mim não importa”, contou o chileno para o El País.
Ele também afirmou que o Papa Francisco pediu perdão em seu nome e da Igreja por tudo o que Cruz passou.
Não é a primeira vez que Francisco se mostra aberto e tolerante em relação à homossexualidade,
Mesmo com o ensino da Igreja Católica de que o sexo gay, e todo sexo fora do casamento heterossexual, é um pecado.
Em julho de 2013, em resposta à pergunta de um repórter sobre a existência de um alegado “lobby gay” dentro do Vaticano, Francisco disse: “Quem sou eu para julgar?”
Papa Francisco
Francisco (em latim: Franciscus), é o 266.º Papa da Igreja Católica e atual Chefe de Estado do Vaticano, sucedendo ao Papa Bento XVI, que abdicou ao papado em 28 de fevereiro de 2013.
É o primeiro papa nascido no Novo Mundo, o primeiro latino-americano, o primeiro pontífice do hemisfério sul, o primeiro papa a utilizar o nome de Francisco, o primeiro pontífice não europeu em mais de 1200 anos (o último havia sido Gregório III, morto em 741) e também o primeiro papa jesuíta da história.
Tornou-se arcebispo de Buenos Aires em 28 de fevereiro de 1998 e foi elevado ao cardinalato em 21 de fevereiro de 2001 – véspera da festa da Cátedra de São Pedro ,com o título de Cardeal-presbítero de São Roberto Belarmino, pelo Santo Padre São João Paulo II.
Leia também Morre aos 24 anos, Nara Almeida, que lutava contra câncer raro