Uma reportagem do Fantástico, da TV Globo, mostrou o áudio de uma reunião comandada pela deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ).
Na gravação ela pressiona servidores da prefeitura do Rio de Janeiro a buscar votos para sua campanha eleitoral.
A gravação foi feita em 2014, quando Cristiane Brasil era vereadora licenciada da capital fluminense e comandava a Secretaria Especial do Envelhecimento Saudável e da Qualidade de Vida da prefeitura carioca.
Cristiane Brasil ameaça
Ela se dirige aos subordinados ameaçando que, caso ela não fosse eleita, eles perderiam seus empregos. “Eu só tenho um jeito de manter o emprego de vocês. É me elegendo”, diz.
Cistiane passa aos funcionários a quantidade de eleitores que precisa para conseguir uma vaga na Câmara dos Deputados.
“Se eu perder a eleição de deputada federal… eu preciso de 70 mil votos, eu fiz quase 30 (mil votos). Agora são 70 mil. No dia seguinte eu perco a secretaria. No outro dia vocês perdem o emprego”, diz.
“Só tem importância na política quem tem mandato. Só tem mandato quem tem voto. Só tem voto quem tem pessoas como vocês que estão na ponta ajudando a gente a pedir e propagar o voto. Do contrário não funciona.”
O Fantástico cedeu o material à análise de um perito que confirmou a autenticidade da gravação e atestou que não havia edições no áudio.
A reportagem diz que cerca de 50 servidores públicos e prestadores de serviço da pasta foram chamados para o encontro.
Leia também Chocante: Mãe estuprava o próprio filho enquanto padrasto filmava