FIM DA LINHA! PF conclui que houve corrupção no caso de Temer e Loures

Devido ao inquérito aberto com base na delação do empresário Joesley Batista, do Grupo J&F – controlador da JBS, devolvido nessa segunda-feira ao STF, a Polícia Federal, concluiu que há indícios da prática de crime de corrupção passiva cometida pelo presidente Michel Temer (PMDB) e seu ex-assessor Rodrigo Rocha Loures, que está preso em Brasília.

De acordo com o site da IstoÉ, mesmo que essa parte apuração tenha sido finalizada, os delegados solicitaram mais cinco dias de prazo para o encerramento das investigações sobre os crimes de organização criminosa e obstrução da Justiça, baseados nas delações da JBS. O inquérito da PF deve basear a denúncia que o procurado-geral da República, Rodrigo Janot, prepara contra Temer e Rocha Loures.

Esse pedido de prazo por parte da PF, tem como intuito aguardar a finalização do laudo da perícia no áudio da conversa gravada pelo empresário Joesley Batista com Michel Temer. O motivo da demora na produção do laudo é ocasional à má qualidade da gravação dos mesmos.

Indícios de corrupção

A conclusão que está sendo ligada ao indício de corrupção, teve como base o laudo referente em duas conversas gravadas entre o executivo Ricardo Saud, da J&F e Loures. Foi incluída também, a análise do vídeo em que o ex-deputado é flagrado levando uma mala de R$ 500 mil ao deixar um restaurante em São Paulo.

O prazo dos delegados se encerrará nesse próximo sábado (24), caso o ministro Edson Fachin aceite o prazo pedido pela PF. Após isso, o inquérito concluso deve seguir para a Procuradoria-geral da República que terá mais cinco dias para decidir se denuncia Temer e Loures ou se arquiva a investigação.

Loures

A conversa foi gravada no Palácio do Jaburu, no dia 7 de março, o empresário Joesley disse a Temer que precisaria de ajuda para vencer um processo administrativo contra a Petrobras no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). O presidente, então, indica Rocha Loures como interlocutor de sua estrita confiança para atender à demanda do grupo J&F.

 

Escute os áudios gravados por Joesley Batista. 

 

Fonte IstoÉ