Os donos da holding J&F, que comanda o frigorífico JBS, Joesley Batista e Wesley Batista, estão fazendo planos para vender, cerca de R$ 8 bilhões em ativos no curto prazo, segundo informações da agência de classificação de risco Standar & Poor’s.
Josley à venda?
Segundo informações do site Notícias ao Minuto, no relatório, a agência revela que a empresa J&F já colocou à venda linhas de transmissão de energia e a Vigor Alimentos e ainda está estudando se vai se desfazer de Eldorado (celulose), Alpargatas (dona das Havaianas) e Flora (higiene e limpeza).
De acordo com informações da Folha de São Paulo, o mandato para vender a Vigor e as linhas de transmissão foi concedido ao Bradesco BBI e ao Santander, que são dois dos maiores credores do grupo. Até o momento, a empresa estava negando que estivesse vendendo ativos.
Nesta última quarta-feira (14), a S&P rebaixou a classificação de risco da J&F e de suas controladas JBS (proteína animal) e Eldorado. A agência relatou preocupação com o impacto nos negócios da delação premiada dos donos do grupo, os irmãos Joesley e Wesley Batista, que confessaram um amplo esquema de pagamento de propina para vários políticos do Brasil.
Joesley Batista
Em julho de 2016, o empresário foi alvo de investigações na Operação Lava Jato, por supostos pagamentos de propinas pela JBS ao deputado cassado e ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, para liberação de recursos do FI-FGTS.
Em 17 de maio de 2017, o Jornal O Globo divulgou que Joesley, em delação premiada no âmbito da Operação Lava Jato, entregou uma gravação feita na noite de 7 de março de 2017, de uma conversa reservada que teve com o presidente Michel Temer no Palácio do Jaburu. O diálogo tratava de uma suposta “compra do silêncio” de Cunha, que havia sido preso naquela operação, do suborno de juízes e de outros assuntos polêmicos. Uma séria crise política se instalou no governo depois desta divulgação.
Batista, também revelou em sua delação que os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff receberam 80 milhões de dólares em contas distintas no exterior.
Uma semana antes da divulgação da gravação, Joesley foi com a família para Nova Iorque, a bordo de seu jatinho particular. Dois dias antes da viagem, havia despachado para Miami, seu iate de luxo com capacidade para 25 passageiros. Joesley é casado com a apresentadora de televisão Ticiana Villas Boas que, em 23 de maio, pediu afastamento da emissora em que trabalhava, do grupo Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).
Fonte Notícias ao Minuto