Quase seis meses depois que uma menina de 11 anos de idade do Texas foi diagnosticada com um tumor incurável chamado glioma pontino intrínseco difuso (ou DIPG), os médicos não conseguiram mais encontrar um rastro dele no corpo da criança e não encontraram uma explicação científica para isso.
Mas a família e os amigos da garota dizem ter uma explicação: eles lideraram uma verdadeira corrente de oração pela vida da jovem Roxli Doss.
“E nós conseguimos”, disse Gena Doss, a mãe da garota, em entrevista à KVUE.
E agora todos estão agradecendo a Deus por sua bênção.
“Louvado seja Deus”, disse Scott, marido de Gena.
A Dra. Virginia Harrod, do Centro Médico Infantil Dell, disse à KVUE que o DIPG é uma doença rara e devastadora.
“É muito raro, mas quando a vemos, é uma doença devastadora. Você tem uma capacidade diminuída de engolir, às vezes perda de visão, diminuição da capacidade de falar e, eventualmente, dificuldade em respirar”, disse ela.
A médica explicou que a menina de 11 anos passou por semanas de tratamento com radiação, mas não havia expectativa pois o turmo era incurável A recuperação de Roxli, ela disse, é “inacreditável”.
Leia também Lutando contra Leucemia, Susana Vieira revela seu estado de saúde
O tratamento
A radioterapia é atualmente a principal terapia para o diagnóstico antecipado de DIPG em crianças com mais de 3 anos, de acordo com o hospital St. Jude Children’s Research. O método usa raios X de alta energia de uma máquina especializada ou outros tipos de radiação para matar células cancerosas e encolher tumores. O tratamento, no entanto, não cura os pacientes, apenas ameniza a força da doença.
“Quando vi pela primeira vez o exame de ressonância magnética de Roxli, foi realmente inacreditável”, disse Harrod. “O tumor incurável não aparecia na ressonância magnética, o que é realmente incomum”.
E caso haja alguma dúvida sobre o diagnóstico inicial de Roxli, seu pai disse que a doença da garota foi confirmada por especialistas em vários hospitais diferentes.
“No [hospital] ‘Dell Children’, no Texas Children, no Dana-Farber, no ‘John Hopkins’ e no ‘MD Anderson’, todos concordaram que era um caso de DIPG”, disse Scott Doss.
Apoio e fé para o tumor incurável
Os organizadores de um grupo de apoio no Facebook à menina que foi diagnosticada com o tumor incurável em junho, explicaram em julho que ela ama Jesus e sua comunidade estava com o coração partido ao saber de seu diagnóstico.
“Nós tivemos a bênção de ver Roxli crescer desde quando ela ainda estava na barriga de sua mãe. Rox é uma criança tão cheia de alegria e com um coração do tamanho de Texas. Ela ama muito sua família, cavalos e Jesus está no centro de sua vida. Conhecê-la só nos leva a amá-la. Roxli sempre cativou corações porque sua alegria é contagiante!”, explicou um texto de apresentação do grupo.
Os médicos tratavam Roxli com radiação mas o tumor era incurável. A comunidade onde mora a família, decidiu orar com os pais por um milagre.
“O diagnóstico dela quebrou os corações de toda a nossa comunidade. Nós fomos levados a dobrar nossos joelhos e chamados para a batalha, batendo às portas do céu com nossas orações repletas de fé. Sabemos que a única coisa que os médicos não consideravam era a ação do nosso Deus, e Ele realmente tem o poder para operar milagres!”, acrescentou o grupo.
E na última segunda-feira, quando a notícia da inesperada recuperação de Roxli se espalhou, o grupo deu a Deus todo o louvor e agradeceu a todos que oraram pela garota durante esses meses.
“Todo o louvor, e glória, e honra ao nosso incrível Deus!! 2018 vai entrar no meu livro de histórias como o ano em que Deus nos permitiu testemunhar o milagre de uma vida! Repetidamente, agradeço-lhe pelo que fez e pelo doce Roxli. Obrigado a todos por fazer parte de sua história, por orar pelo paraíso e por sua generosidade!”, declarou um texto oficial elaborado pelo administrador grupo.
Atualmente, os médicos estão monitorando a saúde de Roxli e ela deve se submeter a tratamentos, como a imunoterapia, por precaução.
Em um poema escrito escrito em novembro por Roxli na escola, em razão do Dia de Ação de Graças, ela escreveu: “A todos, obrigado. Vocês foram gentis comigo, vocês levantaram dinheiro por mim, vocês oraram por mim e vocês me curaram. Vocês mostraram ao mundo que nem todos os heróis usam capas”.
FONTE GUIA ME