A atriz Eloísa Mafalda, famosa pela personagem Dona Pombinha Abelha em “Roque Santeiro”, morreu aos 93 anos, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, segundo informações do jornal “O Globo”.
Marcos Francisco Teixeira, um de seus filhos, confirmou que ela faleceu por volta das 20h30m desta quarta-feira (16), em casa.
Segundo informações do jornal, o enterro de Eloísa Mafalda será em Jundiaí, no interior de São Paulo, sua cidade natal, nesta quinta ou na sexta-feira.
Ela deixa dois filhos, dois netos e dois bisnetos.
A causa da morte ainda não foi revelada. Ela lutava contra problemas respiratórios há alguns anos.
Eloísa Mafalda
Neta de italianos, Mafalda já nasceu alegre. Diz brincando: “Eu era infeliz e não sabia”.
Na verdade, as dificuldades financeiras da família, lhe eram passadas de forma realista, mas não difíceis, pois apesar de ser humilde, tudo o que queria era ser feliz.
Em 1940, os pais se divorciaram. Para ajudar a mãe no sustento do lar, seu irmão Oliveira Neto foi ser locutor nas rádios Tupi e Difusora de São Paulo.
Mafalda passou trabalhar como costureira. Tempos depois, conseguiu um emprego como auxiliar de escritório nas Emissoras Associadas, onde conheceu a alemã Alice Waldvoguel, que lhe ensinou sobre arte e interpretação.
Antes, aos 12 anos, quase participou dos Jogos Olímpicos de 1936, porque era ótima nadadora, mas sua ida à Olimpíada acabou não dando certo pois o pai dela não deixou.
Ela mesma contou esta história em seu depoimento ao museu da tv.
Leia também Segundo colunista, Fernanda Souza e Thiaguinho vivem casamento de fachada