Alguns celulares, a partir do dia 30 de junho, não vão mais ter acesso ao aplicativo de mensagens instantâneas do WhatsApp. A companhia informou que o serviço não funcionará nos aparelhos com sistema operacional BlackBerry OS, BlackBerry 10, e Nokia Symbian S60.
Quem possui esses modelos de celulares, se quiser continuar usando o aplicativo, vai ter que trocar o aparelho por modelos mais atualizados.
Segundo o WhatsApp, tomar essa decisão não foi nada fácil, mas necessária por conta das mudanças no mercado que fizeram esses dispositivos perderem espaço para outras tecnologias mais recentes. “Quando demos início ao WhatsApp em 2009, a maneira com que as pessoas utilizavam smartphones era bem diferente do que é hoje. A App Store da Apple por exemplo, existia há apenas alguns meses. Cerca de 70%dos smartphones vendidos na época, possuíam sistemas operacionais desenvolvidos pela BlackBerry e Nokia”.
Outros modelos de celulares
Segundo informações do site da VEJA, o WhatsApp alega que por terem sistemas antigos, esses modelos de celulares têm limitações para o desenvolvimento de novas tecnologias de segurança. A empresa havia anunciado a decisão de suspender o suporte a essas plataformas no início do ano passado, junto com o fim do suporte a versões para outros sistemas operacionais.
O aplicativo, está analisando também o desligamento da versão do aplicativo para Nokia S40, mas não há previsão se realmente vai acontecer. Outras versões que o desligamento também vai acontecer, como de Android anteriores a 2.3.3, Windows Phone 7 e iPhone 3GS/iOS6, ainda não tiveram prazo final estabelecido pela empresa.
Fonte VEJA