Cientistas fizeram um estudo e chegaram à uma conclusão de que partes de um cometa denominado Encke pode atingir o nosso planeta em 2022.
De acordo com informações do Sputnik, os astrônomos acrescentam que os pedaços menores que podem se desprender do Encke não ameaçam a Terra. Mas dentro de 5 anos os maiores pedaços tem a possibilidade de colidir com nosso planeta e causar destruições.
De acordo com os cientistas, os pedaços que podem se desprender do cometa tem a projeção de alcançar cerca de 300 metros de diâmetro.
Postagem sobre o Encke
Comet Encke in moonlight and low altitude on the 22nd. Currently mag 7. Image Michael Mattiazzo. pic.twitter.com/dLNUX8DDhG
— Con Stoitsis (@vivstoitsis) 22 de março de 2017
Ainda segundo o site, a trajetória do asteroide pode ser alterada após colidir com outros asteroides e então atingir o nosso planeta de modo catastrófico.
Encke
Oficialmente denominado de 2P/Encke, tem seu afélio próximo a órbita de Júpiter. O periélio esta dentro da órbita de Mercúrio. Foi o segundo cometa periódico descoberto, após o cometa Halley.
Encke tem o menor período de translação conhecido, aproximadamente 3,31 anos. Em razão da sua inusitada órbita não-parabólica, as tentativas iniciais de calcular seus elementos esbarraram em dificuldades.
Enche é um asteroide antigo, escuro e aparentemente rígido. Destaca-se por apresentar um brilho menor a cada nova órbita em torno do Sol. Seria um corpo celeste que se encontra em transição de cometa para asteroide. Devido a sua trajetória ser de período muito curto, com suas frequentes passagens junto ao Sol, este cometa já teria perdido a maior parte de seu material volátil.
Fonte Sputnik e Notícias ao Minuto