Presidente da Petrobras pede demissão

Pedro Parente, presidente da Petrobras pediu demissão na manhã desta sexta-feira (1) em reunião com o Michel Temer, em Brasília.

De acordo com o GLOBO, Michel Temer, lamentou a saída do presidente da Petrobras, mas entendeu a situação dele.

O interino deve ser indicado até a noite desta sexta-feira.

Demissão do presidente da Petrobras

A decisão, segundo pessoas próximas, foi devido as discussões em torno da política de preços da estatal.

O problema do diesel já foi resolvido, mas as discussões envolvendo a política de preços da Petrobras vai continuar, inclusive com a gasolina.

Parente estava virando uma parte do problema. E, como ele entende que já cumpriu a missão dele na Petrobras, não poderia mais continuar, falou um interlocutor.

Em nota, a Petrobras informou que a nomeação de um CEO interino será examinada pelo Conselho de Administração da Petrobras ao longo do dia de hoje.

A composição dos demais membros da diretoria executiva da companhia não sofrerá qualquer alteração, de acordo com a nota da empresa.

Após a divulgação da notícia do pedido de demissão de Parente, a Bolsa suspendeu a negociação das ações da Petrobras.

Apesar de Parente, ter sido muito criticado por caminhoneiros e por políticos, que pediram sua demissão, Temer considerava fundamental a permanência dele para dar continuidade ao processo de recuperação da saúde financeira da estatal.

Trecho da carta de demissão de Pedro Parente

Na carta, o presidente da Petrobras disse que sua permanência “deixou de ser positiva” para a empresa e que a demissão tem “caráter irrevogável e irretratável”.

“Tenho refletido muito sobre tudo o que aconteceu. Está claro, Sr. Presidente, que novas discussões serão necessárias. E, diante deste quadro fica claro que a minha permanência na presidência da Petrobras deixou de ser positiva e de contribuir para a construção das alternativas que o governo tem pela frente. Sempre procurei demonstrar, em minha trajetória na vida pública que, acima de tudo, meu compromisso é com o bem público. Não tenho qualquer apego a cargos ou posições e não serei um empecilho para que essas alternativas sejam discutidas”, diz trecho.

 

Leia também Pastor é preso por estuprar criança de 3 anos durante o culto