De acordo com um estudo brasileiro publicado recentemente na revista científica Nutrition, o líquido extraído da laranja, que é rica em vitamina C não atrapalha em nada quem está fazendo dieta e ainda contribui com muitos benefícios para a saúde.
De acordo com o site da Boa Forma, pesquisa foi a tese de mestrado da nutricionista e doutoranda Carolina Ribeiro, orientada pela nutricionista Thais Borges César, professora do Departamento de Alimentos e Nutrição da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp, em Araraquara (SP), que faz pesquisas sobre o suco de laranja há pelo menos 15 anos.
A pesquisadora viu em seus estudos os benefícios do suco de laranja no controle do colesterol, no combate aos fatores associados à síndrome metabólica e na redução da resistência à insulina, processo que leva ao diabetes.
A nutricionista Thais Borges César, ao perceber a fama ruim da bebida na mídia e até na literatura, ela quis fazer um estudo com pessoas obesas para enfatizar o que já via em seus trabalhos: “Que, além de não engordar, o suco de laranja não atrapalha uma dieta de emagrecimento”.
Pesquisa com suco de laranja
A partir daí, que as brasileiras selecionaram 78 homens e mulheres adultos, com idades entre 18 e 65 anos e IMC maior que 30 e menor que 40 kg/m². Os voluntários foram divididos em dois times: o grupo Dieta, que recebeu um plano alimentar de cerca de 2.000 kcal por dia para perda de peso; e o grupo Suco de Laranja, cujo cardápio tinha o mesmo valor energético da outra turma, mas incluía duas porções diárias (500 ml) da bebida natural, consumidas nos lanches da manhã e da tarde. Nessas refeições, o pessoal do grupo da Dieta foi instruído a comer um alimento não cítrico com valor calórico semelhante ao do suco, sendo uma banana, uma porção de iogurte, biscoitos salgados ou doces.
Ainda segundo as informações da Boa Forma, por volta de 12 semanas, o estudo também investigou a ingestão de nutrientes como proteínas, carboidratos, vitamina C e folato; a composição corporal dos participantes e marcadores como glicemia, insulina, colesterol, triglicérides e enzimas hepáticas também foram avaliados.
Os resultados foram que dentro de uma dieta de calorias reduzidas, o suco de laranja não atrapalhou a perda de peso. “Tanto os indivíduos que tomaram quanto aqueles que não tomaram a bebida emagreceram igualmente”, revelou Thais.
Ambos os grupos eliminaram 6 quilos em três meses, baixando em 8% a massa gorda e em apenas 3% a massa muscular. Também foi evidente a diminuição da circunferência da cintura e do quadril, fator importante para afastar doenças cardiovasculares.
Vantagens do suco de laranja
O grupo que bebia o suco de laranja juntamente com a dieta foi destaque na redução dos níveis de glicose, insulina, triglicérides, colesterol total e LDL (ruim). Outro diferencial de quem bebeu o sumo da laranja foi a redução da gordura no fígado, quadro comum em obesos que compromete o funcionamento do órgão.
Nesse grupo, os exames indicaram um menor número de enzimas hepáticas, indício de que a inflamação no fígado melhorou. “A vitamina C e os flavonoides do suco de laranja têm ação anti-inflamatória e antioxidante, trazendo benefícios para a condição metabólica de órgãos como fígado e pâncreas”, informou a pesquisadora da Unesp.
Fonte Boa Forma