A atriz, Susana Vieira, recebeu o diagnóstico de uma leucemia sem cura a cerca de sete anos. A doença está sob controle, mas mudou sua rotina, principalmente na pandemia.
Em entrevista para a Folha de S.Paulo, Susana Vieira revelou não ir mais a festas, eventos e até ao teatro, se for para ficar na plateia, pois se a sua imunidade cair, precisa voltar à quimioterapia.
Susana Vieira recebeu o diagnóstico de Leucemia Linfocítica Crónica (LLC), em 2015
A doença ocorre quando os linfócitos, células que fazem parte da defesa do organismo humano, passam a se multiplicar de forma descontrolada e deixam de executar suas funções. A causa da LLC é desconhecida, mas a doença é mais comum em pessoas com mais de 50 anos.
Na época, a atriz citou algumas dos questionamentos que fez ao seu médico, após receber o diagnóstico:
“A primeira pergunta que eu fiz [quando soube diagnóstico de leucemia] foi: se eu ia morrer e quando? Aí o médico falou assim: ‘não, você não vai morrer disso’. Quando comecei a fazer quimioterapia, eu perguntei se ia ficar careca, porque eu sou muito vaidosa e fútil, porque eu queria saber se ia ficar careca. Então, quando o médico falou que eu não vou morrer disso, eu esqueci e continuei levando a vida normal. Vira e mexe eu dou uma recaída. Aí vou para o hospital, faço quimioterapia”.
Apesar da gravidade da doença, Susana contou que encara tudo com bom humor.
“Faço sempre rindo, porque eu levo uma pessoa agradável comigo, que é a Dani, ou minha nora, Ketryn, ou minha outra amiga, a Rosângela, que elas me fazem rir na quimioterapia”.