Terremoto de 3.6 assusta moradores de Florianópolis

Um tremor de 3,6 de magnitude foi registrado a 100 quilômetros da costa de Florianópolis, às 9h28 desta sexta-feira (13), segundo a Rede Sismográfica Brasileira e o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP).

Conforme as instituições, a força do tremor é considerada de baixa intensidade. Moradores de pelo menos 20 cidades catarinenses relataram sentir os reflexos.

De acordo com o G1, ninguém ficou ferido e nenhum dano foi registrado pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros até as 12h.

Em Blumenau, um prédio chegou a ser esvaziado devido aoabalo. Na capital, os bombeiros informaram que receberam 57 relatos, e a Polícia Militar outros sete chamados de pessoas que sentiram o tremor.

A Defesa Civil estadual confirmou ter sido acionada por moradores do Norte, Sul e Leste da Ilha, na capital, em Santo Amaro da Imperatriz, Tijucas e São João Batista, que ficam na Grande Florianópolis, e outras cidades do litoral catarinense e do Vale do Itajaí.

Causa do terremoto em Florianópolis

De acordo com o Centro de Sismologia da USP, a provável causa se deve à uma possível acomodação da placa tectônica Sul Americana.

Essa que encontra-se localizada entre outras placas tectônicas, com destaque para as placas tectônicas de Nazca e Africana, no contato Oeste e Leste, respectivamente.

 

Leia também O Outro Lado do Paraíso: Final de Sophia será no inferno; saiba tudo