Com mais de 45 mil habitante, Mocoa, no sul da Colômbia, foi devastada por uma catástrofe natural, uma forte chuva atingiu a cidade na última sexta-feira (31). Segundo informações da CNN, a chuva começou ás 22h30, chegou tão rapidamente que as pessoas tiveram que sair correndo para não serem empurradas junto com a água.
Os rios Mocoa, Mulato e Sancoyaco transbordaram com as chuvas fortes e muita terra foi arrastada até a região central de Mocoa, que fica localizado próximo a fronteira com o Equador e o Peru. As pontes e as estradas ficaram destruídas. A cidade segue sem água e luz.
De acordo com a Cruz vermelha, 220 pessoas ficaram feridas e o número de mortos depois das chuvas e deslizamentos que aconteceram na cidade, são de 250, na manhã desse domingo (2). E segundo o site da rádio, o número de pessoas que estão desaparecidas ainda não está determinado. O governo já decretou calamidade pública. Por volta de 1,1 mil estão mobilizados na busca dos desaparecidos.
Imagens do desastre
Menos de um mês antes disso, outro deslizamento de terra matou várias pessoas perto de Medellín, quase 500 quilômetros (310 milhas) ao norte. As fotos que foram divulgadas cidade da Colômbia da pela força aérea mostram ruas cheias de lama e casas danificadas, pessoas também fizeram vídeos de celulares e colocaram nas mídias sociais, nas imagens os moradores estão buscando por sobreviventes.
Veja esse vídeo publicado no Twitter mostrando como ficou Mocoa após as fortes chuvas.
Así está Mocoa Putumayo pic.twitter.com/TUkfVGBJ7W
– William Ramírez (@ wipiramocoa ) 01 de abril de 2017
Figuras públicas, como o Papa Francisco e Michel Temer se sentiram tocados com a tragédia e desejam seus votos de solidariedade para a cidade e as vítimas da tragédia em Mocoa. O Papa, quer ir visitar a Colômbia ainda em setembro deste ano.
FONTE: G1