O Irma é um dos mais poderosos furacões já registrados no Oceano Atlântico, e está causando muita destruição nas ilhas caribenhas.
Avançando em direção à República Dominicana e o Haiti nesta quinta-feira, o furacão Irma, seguirá por Cuba e chegará aos Estados Unidos. A ONU acredita que 37 milhões de pessoas sejam afetadas por ele.
De acordo com as informações do site EXAME, um grupo de cientistas do NOAA (centro americano de monitoramento atmosférico), para entender sobre o Irma, voaram até o centro desse furacão.
A expedição, cuja os membros foram nomeado de caçadores de furacões, usa aeronaves equipadas com estações meteorológicas para coletar dados sobre o fenômeno.
Veja os vídeos sobre o Irma
Video of a flight through the eye of #Irma on #NOAA42. Flights on both the WP-3D Orion and G-IV #NOAA49 continue. Credit Nick Underwood/NOAA pic.twitter.com/9ini4bOnYF
— NOAAHurricaneHunters (@NOAA_HurrHunter) 5 de setembro de 2017
Video from yesterday’s flight in CAT 5 #Irma on #NOAA42. https://t.co/iofV4p56DE has the latest advisories. Credit Rob Mitchell/NOAA pic.twitter.com/IygcNgIbJN
— NOAAHurricaneHunters (@NOAA_HurrHunter) 6 de setembro de 2017
Alguns cientistas, se aventuraram no olho de Irma, enquanto a outra parte dos pesquisadores observou as lateais do furacão.
A estimativa é de que o olho esteja se movimentando a 26 km/h e que tenha 50 quilômetros de diâmetro. Seus ventos já atingiram 295 km/h, mas ainda podem chegar a até 300 km/h durante a passagem pela República Dominicana e o Haiti.
Leia também: CHOCANTE: Padrasto espanca bebê de dois meses com socos
Fonte Exame